sexta-feira, 14 de maio de 2010

Simulacro de Incêndio - 4ºA

No dia 11 de Maio, por volta das 10h, houve na minha escola, um simulacro de incêndio.
Em dias anteriores, já todos nós (alunos, professores e funcionários) tínhamos treinado qual a função de cada um. A professora também nos tinha relembrado, nessas ocasiões, qual o comportamento que devíamos adoptar.
Estávamos na sala de aula e, de repente, ouvimos o alarme de incêndio. Pousámos, de imediato, o que tínhamos na mão, saímos das cadeiras e fizemos aquilo que já havíamos treinado: uma fila indiana no corredor em que o chefe de fila era o nosso colega Rúben e a cerra fila, a Alexandra. A Professora foi a última a sair da sala.
Qual não foi o nosso espanto quando, ao sairmos da sala, vimos que a escola se encontrava repleta de fumo. Na descida para o exterior da escola, sempre em fila indiana, tivemos que tapar a boca e o nariz, para não inalarmos o fumo, ainda que este fosse artificial. Foi difícil descer as escadas! Não se via praticamente nada! Era só fumo!
Como estava a chover muito, tivemos que alterar o nosso ponto de encontro: passou a ser o coberto e não o recreio.
Depois de confirmadas todas as presenças, a coordenadora da escola, a Professora Mª do Céu, ligou para os Bombeiros Sapadores do Porto a informar que a nossa escola se estava a incendiar.
Os Bombeiros, o INEM e a PSP chegaram rapidamente. Tivemos que nos manter em fila e observámos como é que estes profissionais trabalham nestas situações. Os Bombeiros arrastaram a mangueira para o interior da escola para apagar o incêndio; a PSP tomou conta da ocorrência e o INEM teve que assistir dois feridos: à Professora Diana, que simulava um ferido por inalação de fumo, colocaram uma máscara de oxigénio e à funcionária D. Branca trataram-na para queimaduras superficiais.
Os Bombeiros, no final, estiveram a mostrar-nos o equipamento que utilizam e a explicarem a função de cada um deles. Também nos fizeram algumas perguntas e nós a eles sobre algumas dúvidas que tínhamos.
Quando tudo terminou, subimos para a sala de aula.
Gostámos muito desta experiência! Foi divertida e educativa, na medida em que aprendemos como agir no caso de haver um incêndio de verdade!
4º A

Sem comentários:

Enviar um comentário